Meio ambiente – Prefeitura de Santo Antônio de Posse https://pmsaposse.sp.gov.br Administração 2021-2025 Sat, 08 Jul 2023 01:42:19 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 Defesa Civil recebe nova viatura para ajudar no combate a incêndios e queimadas https://pmsaposse.sp.gov.br/defesa-civil-recebe-nova-viatura-para-ajudar-no-combate-a-incendios-e-queimadas/ Fri, 10 Jun 2022 14:59:03 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=18098 A Defesa Civil de Santo Antônio de Posse recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, uma nova viatura – caminhonete, equipada com um conjunto de combate a incêndios, composto por 3 motosserras, 1 tenda, 3 tripés de suporte para holofote, 6 holofotes de 100w, 1 gerador elétrico, 3 capacetes multiuso, 5 lanternas e 2 megafones. O […]]]>

A Defesa Civil de Santo Antônio de Posse recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, uma nova viatura – caminhonete, equipada com um conjunto de combate a incêndios, composto por 3 motosserras, 1 tenda, 3 tripés de suporte para holofote, 6 holofotes de 100w, 1 gerador elétrico, 3 capacetes multiuso, 5 lanternas e 2 megafones.

O veículo foi recebido por intermédio da Casa Militar e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo, após adesão do munícipio ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Operação Corta-Fogo, assinado em 22 de fevereiro deste ano.

Trata-se de um compromisso voluntário da Prefeitura Municipal de inserir no planejamento e gestão ambiental do território sob sua jurisdição, ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. Para o recebimento do veículo, os integrantes da corporação receberam capacitação fornecida pelo Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Entre os benefícios estão reconhecimento do Governo Estadual pelo compromisso da Prefeitura no combate a queimadas e na preservação das áreas verdes, aumento da pontuação no Programa Município Verde Azul, assessoria técnica na temática de queimadas e incêndios florestais, e subsídios financeiros para cumprimento dos objetivos da Operação Corta-Fogo, mediante a celebração de Convênios a ser oportunamente celebrado.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Saiba mais! Departamento de Meio Ambiente explica a importância das barraginhas https://pmsaposse.sp.gov.br/saiba-mais-departamento-de-meio-ambiente-explica-a-importancia-das-barraginhas/ Tue, 01 Oct 2019 11:29:44 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10995 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através do Departamento de Meio Ambiente, pretende conscientizar os produtores rurais do município sobre a importância da utilização da técnica das barraginhas. Esta é mais uma das ações do Departamento a fim de trabalhar práticas sustentáveis de proteção ao meio ambiente nas propriedades rurais do município e […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através do Departamento de Meio Ambiente, pretende conscientizar os produtores rurais do município sobre a importância da utilização da técnica das barraginhas. Esta é mais uma das ações do Departamento a fim de trabalhar práticas sustentáveis de proteção ao meio ambiente nas propriedades rurais do município e atender as Diretivas Ambientais do programa Município VerdeAzul.

As barraginhas, ou cacimbas, são importantes pois possuem um formato de prato ou meia lua, produzidos por meio da escavação do solo, que possibilitam a captação de água das enxurradas e, consequentemente, evitam a erosão da terra e proporcionam um maior volume de água infiltrada no subsolo.

O avanço do desmatamento, a transformação de áreas em lavouras e pastagens e a compactação de grandes terras resultou na diminuição do volume de água infiltrada no solo, o que atinge diretamente o abastecimento dos lençóis freáticos. Por conta disso, devemos nos atentar a importância da utilização das barraginhas.

As estradas rurais são realidade na maior parte dos municípios do estado de São Paulo e sua manutenção também deve ser motivo de atenção, uma vez que, se tornam grandes causadores de impactos ambientes ocasionados pela água da chuva.

Com a utilização das barraginhas há um ganho significativo na questão ambiental, através da redução de pequenas erosões, ou até mesmo a formação de voçorocas. Para a economia, a técnica também tem grande impacto para o poder público e produtores rurais, já que não será necessário dispender recursos financeiros para a manutenção das estradas de terra, veículos e escoamento da produção agropecuária.

]]>
Posse sedia encontro do Programa Reconecta RMC https://pmsaposse.sp.gov.br/posse-sedia-encontro-do-programa-reconecta-rmc/ Fri, 20 Sep 2019 19:02:08 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10857 Na manhã de quinta-feira, dia 19 de setembro, o município de Santo Antônio de Posse recebeu representantes do ICLEI, secretarias e diretorias de Meio Ambiente de seis cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para discutir diretrizes e iniciativas de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Para abertura da reunião, o biólogo de Itatiba, Pedro Carvalho […]]]>

Na manhã de quinta-feira, dia 19 de setembro, o município de Santo Antônio de Posse recebeu representantes do ICLEI, secretarias e diretorias de Meio Ambiente de seis cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para discutir diretrizes e iniciativas de políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

Para abertura da reunião, o biólogo de Itatiba, Pedro Carvalho Neto apresentou sua pesquisa “Diretrizes mínimas para implantação de Parques Lineares” para os presentes. O conteúdo está sendo produzido em parceria com o médico veterinário da cidade de Hortolândia, Paulo Mancuso, para o subgrupo de Parques Lineares.

Em seguida, o engenheiro ambiental, Gabriel Neves, responsável pelo Programa Reconecta RMC, falou sobre o plano de comunicação que está sendo construído em parceria com os demais municípios. A expectativa é que todos os documentos produzidos pelos subgrupos sejam finalizados entre o final do ano de 2019 e o começo de 2020 para, depois, dar início à busca por formas de implantação.

Estavam presentes os municípios de Campinas, Jaguariúna, Piracicaba, Itatiba, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste e Santo Antônio de Posse, que trabalham com os subgrupos dos seguintes temas: arborização urbana (elaboração de uma Política de Arborização Urbana Regional incidente na Área de Conectividade); Corredores Ecológicos (elaboração de diretrizes minímas para implantação e manutenção); Inventário de Fauna Silvestre Regional; Manual de Fauna Silvestre (elaboração de um manual de conscientização e capacitação sobre a fauna silvestre regional e seu manejo adequado).

]]>
Reunião Reconecta-RMC acontece nesta quinta-feira, dia 19 https://pmsaposse.sp.gov.br/reuniao-reconecta-rmc-acontece-nesta-quinta-feira-dia-19/ Mon, 16 Sep 2019 17:41:34 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10826 Santo Antônio de Posse sediará a reunião do projeto Reconecta-RMC nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, às 9h, na Câmara Municipal. A iniciativa visa integrar as ações ambientais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável de toda a Região Metropolitana de Campinas. Os encontros acontecem desde 2017 e, neste mês, será a vez de nosso município […]]]>

Santo Antônio de Posse sediará a reunião do projeto Reconecta-RMC nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, às 9h, na Câmara Municipal. A iniciativa visa integrar as ações ambientais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável de toda a Região Metropolitana de Campinas.

Os encontros acontecem desde 2017 e, neste mês, será a vez de nosso município sediar e receber os representantes das secretarias e diretorias de Meio Ambiente das cidades que compõem a RMC. A reunião tem como foco as discussões sobre a recuperação de APPs, manejo e conservação da fauna silvestre, criação de Unidades de Conservação e melhoria de áreas de proteção já existentes.

SERVIÇO:

Reunião Projeto Reconecta RMC

Local: Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse

Data: 19/09 | Horário: 9 horas

 

]]>
Município sediará reunião projeto Reconecta-RMC https://pmsaposse.sp.gov.br/municipio-sediara-reuniao-projeto-reconecta-rmc/ Mon, 09 Sep 2019 19:20:40 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10767 Acontece na quinta-feira, dia 19 de setembro, a reunião do projeto Reconecta-RMC que tem como objetivo integrar as ações ambientais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável de toda a Região Metropolitana de Campinas. O evento tem início as 9h e será realizado no plenário da Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse. Os encontros acontecem […]]]>

Acontece na quinta-feira, dia 19 de setembro, a reunião do projeto Reconecta-RMC que tem como objetivo integrar as ações ambientais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável de toda a Região Metropolitana de Campinas. O evento tem início as 9h e será realizado no plenário da Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse.

Os encontros acontecem desde 2017 e, neste mês, será a vez de nosso município sediar e receber os representantes das secretarias e diretorias de Meio Ambiente das cidades que compõem a RMC. A reunião tem como foco as discussões sobre a recuperação de APPs, manejo e conservação da fauna silvestre, criação de Unidades de Conservação e melhoria de áreas de proteção já existentes.

SERVIÇO:

Reunião Projeto Reconecta RMC

Local: Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse

Data: 19/09 | Horário: 9 horas

]]>
Saiba mais sobre o trabalho de conscientização sobre a Nascente Modelo https://pmsaposse.sp.gov.br/saiba-mais-sobre-o-trabalho-de-conscientizacao-sobre-a-nascente-modelo/ Mon, 02 Sep 2019 19:28:58 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10719 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através do Departamento de Meio Ambiente, realiza esporadicamente atividades educacionais e de conscientização sobre a importância da Nascente Modelo e sua preservação. A nascente modelo está localizada na propriedade Fazenda Aurora, na estrada de terra que interliga o município de Santo Antônio de Posse ao distrito de […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através do Departamento de Meio Ambiente, realiza esporadicamente atividades educacionais e de conscientização sobre a importância da Nascente Modelo e sua preservação. A nascente modelo está localizada na propriedade Fazenda Aurora, na estrada de terra que interliga o município de Santo Antônio de Posse ao distrito de Martim Francisco.

Há cerca de três anos, é realizado um cronograma de visita com alunos da rede municipal de ensino a Nascente. Durante a atividade, os estudantes participam de uma palestra na qual são abordados temas como conservação de solo, espécies de árvores, biodiversidade e demais assuntos que fazem parte do contexto de uma Área de Preservação Permanente (APP), local onde se localizam as nascentes.

Os estudantes também aprendem mais sobre as APPs e suas áreas de proteção, assim como as punições para aqueles que realizarem qualquer tipo de intervenção nos locais protegidos por lei.

Como as visitas englobam ações de educação ambiental, o Departamento de Meio Ambiente conta com o apoio da Secretária de Educação para que o projeto continue a ser realizado.

]]>
Conheça a importância do Aceiro no período de estiagem https://pmsaposse.sp.gov.br/conheca-a-importancia-do-aceiro-no-periodo-de-estiagem/ Fri, 16 Aug 2019 12:41:47 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10512 O Departamento de Meio Ambiente de Santo Antônio de Posse realiza o trabalho de conscientização da população para processos que visam facilitar e melhorar o ambiente urbano e rural do município. Neste período de estiagem, os profissionais do Departamento alertam para a importância da realização dos Aceiros que impactam diretamente na prevenção das queimadas. A […]]]>

O Departamento de Meio Ambiente de Santo Antônio de Posse realiza o trabalho de conscientização da população para processos que visam facilitar e melhorar o ambiente urbano e rural do município. Neste período de estiagem, os profissionais do Departamento alertam para a importância da realização dos Aceiros que impactam diretamente na prevenção das queimadas.

A técnica consiste na retirada da vegetação nas propriedades rurais próximas as matas, postes e cercas. O Aceiro pode ser realizado através de máquinas maiores ou mesmo trator com implementos adequados, raspando uma parte da vegetação ou incorporando a mesma.

A Lei Estadual 10547/2000 obriga os proprietários rurais a realizarem o procedimento como precaução contra incêndios, uma vez que, quando ocorrem as queimadas elas causam danos como empobrecimento do solo, morte de animais silvestres e rebanhos, poluição, destruição de cercas, redes de eletricidade, acidentes em estradas e agravam problemas respiratórios, podendo até causar a perda de lavouras inteiras devido à falta de Aceiros. Por isso, fique atento!

 

]]>
Município participa de evento em comemoração aos 10 anos do Consab https://pmsaposse.sp.gov.br/municipio-participa-de-evento-em-comemoracao-aos-10-anos-do-consab/ Mon, 05 Aug 2019 18:43:34 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10424 Na última sexta-feira, dia 2 de agosto, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) realizou uma cerimônia em comemoração aos 10 anos de sua criação. O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos, em Holambra, e contou com a participação de diversas autoridades municipais. Representado pelo Prefeito Municipal, a Vice-Prefeita Municipal e o Superintendente […]]]>

Na última sexta-feira, dia 2 de agosto, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) realizou uma cerimônia em comemoração aos 10 anos de sua criação. O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos, em Holambra, e contou com a participação de diversas autoridades municipais.

Representado pelo Prefeito Municipal, a Vice-Prefeita Municipal e o Superintendente de Meio Ambiente, Ronaldo Monzani, o município de Santo Antônio de Posse, em nome do Prefeito Municipal e do Superintendente, recebeu a placa do Certificado de Mérito Ambiental pelos serviços prestados em favor do Meio Ambiente.

No ano de 2009, no segundo mandato do atual Prefeito Municipal, Posse se uniu a outros quatro municípios da região e deram início a união que formaria o Consab. Infelizmente, no ano de 2013, nossa cidade deixou de fazer parte do Consórcio, mas retomou a parceria em 2017.

Ao todo, atualmente, o Consórcio atende nove municípios representados por Artur Nogueira (SP), Conchal (SP), Cordeirópolis (SP), Cosmópolis (SP), Engenheiro Coelho (SP), Holambra (SP), Jaguariúna (SP), Matão (SP) e Santo Antonio de Posse (SP).

Além de proporcionar soluções conjuntas para gestão de resíduos sólidos, resíduos dos serviços em saúde e manutenção e expansão de parques de iluminação pública, o Consab possibilita às Prefeituras, através do rateio de custos e da economia em escala, fazer mais gastando menos.

Confira alguns números referente ao último ano do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental:

– 58 mil pontos de iluminação pública monitorados.

– 70 mil toneladas de lixo coletadas em 2018.

– 29 mil toneladas de resíduos de construção civil reciclados através da britagem, promovendo economia de cerca de R$ 1,1 milhão em 2018.

– 208 toneladas de resíduos dos serviços em saúde geridos em 2018.

]]>
Santo Antônio de Posse sobe no Ranking do Município Verde Azul https://pmsaposse.sp.gov.br/santo-antonio-de-posse-sobe-no-ranking-do-municipio-verde-azul/ Thu, 25 Jul 2019 18:29:25 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10302 Foi realizado na quinta-feira, dia 11 de julho, o evento de qualificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) na cidade de Bauru. A pré-certificação é iniciativa do Governo do Estado que prevê a elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do município. Com a divulgação do resultado, Santo Antônio de Posse subiu 11 […]]]>

Foi realizado na quinta-feira, dia 11 de julho, o evento de qualificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) na cidade de Bauru. A pré-certificação é iniciativa do Governo do Estado que prevê a elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do município.

Com a divulgação do resultado, Santo Antônio de Posse subiu 11 posições no Ranking em comparação a colocação alcançada no mesmo período no ano de 2017. O resultado com a pontuação final dos municípios participantes sai no final de cada ano.

Em 2018, Santo Antônio de Posse alcançou a 188 colocação, a melhor já alcançada no programa que conta com a participação de 570 municípios.

HISTÓRICO

O município participou pela primeira vez do PMVA no ano de 2011. A partir do ano de 2013, os números não mantiveram a crescente e algumas posições foram perdidas, batendo os -28.0% de evolução em 2016.

Com a mudança de gestão no ano de 2017, o trabalho do Departamento de Meio Ambiente voltou a ser realizado com foco nas diretivas do programa, o que ocasionou na conquista do 188 lugar no ano de 2018, com um total de 41.84 pontos, garantindo a melhor colocação alcançada pelo município até o momento.

 

]]>
Semana do Meio Ambiente tem início na segunda-feira, dia 3 https://pmsaposse.sp.gov.br/semana-do-meio-ambiente-tem-inicio-na-segunda-feira-dia-3/ Fri, 31 May 2019 19:51:13 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=9920 A Secretaria de Educação, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente e COMDEMA, realizará de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente no município. A iniciativa prevê ações educativas e propõe atividades que discutam o Meio Ambiente, as maneiras e a importância de preservá-lo. Nas unidades escolares será feito um trabalho […]]]>

A Secretaria de Educação, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente e COMDEMA, realizará de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente no município. A iniciativa prevê ações educativas e propõe atividades que discutam o Meio Ambiente, as maneiras e a importância de preservá-lo.

Nas unidades escolares será feito um trabalho de conscientização através de atividades lúdicas, além disso os alunos participarão de oficinas de confecção de brinquedos com recicláveis e assistirão a palestras sobre o tema.

Na quarta-feira, dia 5 de junho, os alunos da EMEF Prefeito Augusto Coelho farão uma vista à Nascente da Fazenda Aurora, às 8 horas. Já no dia 7 de junho, será a vez dos estudantes da EMEF Profª Conceição Godoi Menuzzo conhecerem o local. As visitas serão guiadas pelos funcionários do Departamento de Meio Ambiente do município.

A ação também faz parte do “Programa Município VerdeAzul” que tem como objetivo despertar nos estudantes a consciência ambiental, principalmente em relação aos recursos hídricos do município.

]]>