covid – Prefeitura de Santo Antônio de Posse https://pmsaposse.sp.gov.br Administração 2021-2025 Sat, 08 Jul 2023 01:41:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 Dia D de Vacinação e Testagem em Massa acontece neste sábado, 23 https://pmsaposse.sp.gov.br/dia-d-de-vacinacao-e-testagem-em-massa-acontece-neste-sabado-23/ Tue, 19 Jul 2022 19:13:52 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19986 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria da Saúde realiza neste sábado, 23, o Dia D de Vacinação e Testagem em Massa, sendo aplicadas as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza, o vírus da gripe. A vacinação irá ocorrer em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria da Saúde realiza neste sábado, 23, o Dia D de Vacinação e Testagem em Massa, sendo aplicadas as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza, o vírus da gripe. A vacinação irá ocorrer em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 14h, facilitando o acesso da população.

Os testes só serão realizados em adultos acima de 18 anos sem sintomas. Os casos positivos serão encaminhados para o PSF Monte Santo onde uma médica estará em atendimento. A carteira de vacinação de Covid-19 é indispensável.

Podem receber a vacina da gripe todas as pessoas acima de 6 meses de idade, já a testagem para o novo coronavírus é destinada pra pessoas sem sintomas, e será realizada por demanda espontânea enquanto houver testes.

Para receber as vacinas é preciso apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação com foto, CPF e Cartão SUS. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Público-alvo e intervalo das doses da vacina contra Covid-19

Intervalo da 2ª dose infantil contra Covid-19:

Butantan (Coronavac): 28 dias ou 4 semanas após a 1ª dose
Pfizer Pediátrica: 56 dias ou 8 semanas após a 1ª dose.

Intervalo da 2ª dose para Adultos e adolescentes contra Covid-19:

Butantan (Coronavac) adultos: 15 dias após 1°dose
AstraZeneca: 8 semanas ou 56 dias após 1ª dose
Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1ª dose
Janssen: de 2 a 6 meses após 1ª dose

Intervalo da 3ª dose (dose de reforço) para adultos (+18) contra a Covid-19:

Butantan (Coronavac), AstraZeneca e Pfizer: 4 meses após a 2ª dose
Janssen: 61 dias após a dose única

Intervalo da 3ª dose (dose de reforço) para adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19:

Coronavac: 4 meses após a 2ª dose
Pfizer: 4 meses após a 2ª dose

Intervalo da 4ª dose (segunda dose adicional) para idosos de 40 anos ou mais e profissionais da saúde

4 meses após a 3ª dose

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Prefeitura inicia aplicação da 4ª dose em pessoas de mais de 40 anos https://pmsaposse.sp.gov.br/prefeitura-inicia-aplicacao-da-4a-dose-em-pessoas-de-mais-de-40-anos/ Mon, 27 Jun 2022 15:38:46 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=18926 Santo Antônio de Posse inicia a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 nas pessoas de 40 anos ou mais. Para receber a dose é preciso cumprir o intervalo mínimo de 4 meses da 3ª dose. A Campanha de Imunização contra Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todos os […]]]>

Santo Antônio de Posse inicia a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 nas pessoas de 40 anos ou mais. Para receber a dose é preciso cumprir o intervalo mínimo de 4 meses da 3ª dose.
A Campanha de Imunização contra Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todos os Postos de Saúde da Família (PSF).

Para receber a dose é preciso apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Intervalo da 2ª dose infantil contra Covid-19:

Butantan (Coronavac): 28 dias ou 4 semanas após a 1ª dose
Pfizer Pediátrica: 56 dias ou 8 semanas após a 1ª dose.

Intervalo da 2ª dose para Adultos e adolescentes contra Covid-19:

Butantan (Coronavac) adultos: 15 dias após 1°dose
AstraZeneca: 8 semanas ou 56 dias após 1ª dose
Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1ª dose
Janssen: de 2 a 6 meses após 1ª dose

Intervalo da 3ª dose (dose de reforço) para adultos (+18) contra a Covid-19:

Butantan (Coronavac), AstraZeneca e Pfizer: 4 meses após a 2ª dose
Janssen: 61 dias após a dose única

Intervalo da 3ª dose (dose de reforço) para adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19:

Coronavac: 4 meses após a 2ª dose
Pfizer: 4 meses após a 2ª dose

Intervalo da 4ª dose (segunda dose adicional) para idosos de 40 anos ou mais e profissionais da saúde

4 meses após a 3ª dose

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Santo Antônio de Posse torna obrigatório uso de máscaras nos prédios públicos e em unidades de ensino https://pmsaposse.sp.gov.br/santo-antonio-de-posse-torna-obrigatorio-uso-de-mascaras-nos-predios-publicos-e-em-unidades-de-ensino/ Tue, 14 Jun 2022 20:00:29 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19432 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse torna obrigatório o uso de máscaras nas dependências dos prédios públicos, nas unidades escolares da rede pública de ensino e nos estabelecimentos de ensino privado do munícipio. A determinação consta no Decreto Municipal nº 3.819, publicado na edição do Jornal Oficial desta terça-feira, 14 de junho. Conforme […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse torna obrigatório o uso de máscaras nas dependências dos prédios públicos, nas unidades escolares da rede pública de ensino e nos estabelecimentos de ensino privado do munícipio. A determinação consta no Decreto Municipal nº 3.819, publicado na edição do Jornal Oficial desta terça-feira, 14 de junho.

Conforme o decreto, a medida decorre do aumento de casos do novo Coronavírus/COVID-19 na Região Metropolitana de Campinas (RMC) nas últimas semanas, a ensejar a adoção de medidas rápidas e concretas para atenuar a propagação do vírus.

A Secretaria Municipal da Saúde segue acompanhando a evolução dos casos na cidade por meio da Vigilância Epidemiológica.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Saúde inicia vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades e deficiência https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-inicia-vacinacao-das-criancas-de-5-a-11-anos-de-idade-com-comorbidades-e-deficiencia/ Mon, 17 Jan 2022 19:31:32 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=17160 Andre Gabriel Paulino dos Santos, 5 anos – primeira criança vacinada com a dose pediátrica da PfizerA Secretaria Municipal da Saúde começou nesta segunda-feira, 17, a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidades e deficiência. A vacinação acontece na sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica, de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 20h – terça e quinta-feira, das 8h às 18h. Para receber a dose […]]]> Andre Gabriel Paulino dos Santos, 5 anos – primeira criança vacinada com a dose pediátrica da Pfizer

A Secretaria Municipal da Saúde começou nesta segunda-feira, 17, a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidades e deficiência. A vacinação acontece na sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica, de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 20h – terça e quinta-feira, das 8h às 18h.

Para receber a dose do antígeno, é preciso apresentar documento oficial com foto, comprovante da condição de saúde por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica, com CRM e assinatura do profissional. É necessária também a presença do pai, mãe ou responsável legal.

Nesse primeiro momento, estão sendo priorizadas as crianças com algum tipo de comorbidade e deficiência. Após essa fase, a previsão é de que a campanha de vacinação ocorra de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas ainda aguardamos a divulgação do calendário por parte do governo do Estado de São Paulo.

Na sexta-feira, 14, o município recebeu do governo do Estado de São Paulo, a primeira remessa do imunizante pediátrico da Pfizer, contendo 120 doses.

Lista de comorbidades do Ministério da Saúde

Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Vigilância Sanitária orienta estabelecimentos particulares de saúde sobre a necessidade de informar o resultado de testes para Covid-19 https://pmsaposse.sp.gov.br/vigilancia-sanitaria-orienta-estabelecimentos-particulares-de-saude-sobre-a-necessidade-de-informar-o-resultado-de-testes-para-covid-19/ Mon, 17 Jan 2022 14:13:10 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=17155 A Vigilância Sanitária realizou nesta sexta-feira, 14, visita técnica nos estabelecimentos particulares de saúde do município, de modo a orientar sobre a necessidade de notificar ao sistema público, o resultado dos testes rápidos e os dados dos pacientes que realizaram o procedimento, sendo essa ação, essencial para melhorar o monitoramento da doença no município. Ao […]]]>

A Vigilância Sanitária realizou nesta sexta-feira, 14, visita técnica nos estabelecimentos particulares de saúde do município, de modo a orientar sobre a necessidade de notificar ao sistema público, o resultado dos testes rápidos e os dados dos pacientes que realizaram o procedimento, sendo essa ação, essencial para melhorar o monitoramento da doença no município. Ao todo, os profissionais da Vigilância Sanitária visitaram 13 estabelecimentos, sendo 7 Farmácias/Drogarias, e 6 laboratórios de análises clínicas.

Assim como ocorre na rede de saúde pública – farmácias, drogarias, clínicas e postos de coleta, devem informar o Ministério de Saúde, conforme preconiza a RDC nº 377/2020: “os resultados dos testes realizados pelas farmácias, sejam positivos ou negativos, devem ser informados às autoridades de saúde competentes, por meio de canais oficiais estabelecidos”.

Os dados devem ser encaminhados através do sistema de notificação em Vigilância Sanitária – NOTIVISA – por meio do endereço eletrônica: http://portal.anvisa.gov.br/notificacao e diariamente a Vigilância Epidemiológica municipal através do e-mail: veposse@gmail.com .

Os exames para covid-19 do tipo “testes rápidos” (ensaios imunocromatográficos) foram liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem realizados nas farmácias, como caráter temporário e excepcional, em 29 de abril de 2020, por meio da RDC 377/20.

Nesse momento, é de extrema importância que a população mantenha os cuidados preventivos, com uso correto de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, e em caso de sintomas, procure o Pronto Socorro para ser atendido.

Atendimento

Atualmente, assim como em todo o Estado de São Paulo, houve o aumento expressivo dos casos de síndrome gripal no município, tanto gripe comum, como H2N3 e Covid-19, ocasionando maior busca por atendimento no Pronto Socorro e a procura de testes.

Diante disso, a Secretaria Municipal da Saúde retomou o funcionamento do anexo PS Apoio, passando a funcionar no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, com acesso pela lateral esquerda (sentido ortopedia).

De início, os atendimentos serão realizados no Pronto Socorro, e após a triagem, casos graves e moderados permanecerão na unidade, enquanto os casos leves serão encaminhados para o anexo.

Teste molecular (PCR-RT)

Com o aumento de casos e com a chegada das variantes da Covid-19, os munícipes estão sendo testados por meio do PCR-RT, teste molecular utilizado para detecção do vírus, que possibilita detectar o RNA (material genético do vírus) e o monitoramento de novos casos das variantes da doença. O teste é realizado no Laboratório Adolfo Lutz, unidade essa, pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, e que realiza o teste para todos os munícipios, sendo o tempo de espera do resultado dos exames, o mesmo para todas as cidades.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

 

]]>
Saúde antecipa vacinação das pessoas de 39 anos contra Covid-19 https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-antecipa-vacinacao-das-pessoas-de-39-anos-contra-covid-19/ Wed, 07 Jul 2021 18:02:31 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=15978 A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio de Posse antecipa para esta quinta-feira, dia 8, a vacinação contra a Covid-19 das pessoas de 39 anos. A aplicação das vacinas será realizada nos Postos de Saúde dos bairros, das 9h às 16h, já a sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica irá funcionar com horário ampliado, […]]]>

A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio de Posse antecipa para esta quinta-feira, dia 8, a vacinação contra a Covid-19 das pessoas de 39 anos. A aplicação das vacinas será realizada nos Postos de Saúde dos bairros, das 9h às 16h, já a sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica irá funcionar com horário ampliado, das 9h às 20h, de modo a facilitar o acesso da população.

É necessária a apresentação do CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Aplicação da Segunda dose

A maioria das vacinas contra a Covid-19 utilizadas no município atualmente possuem esquema vacinal de duas doses, que deve ser completado respeitando os intervalos recomendados entre a primeira e a segunda dose. Mesmo que você tenha perdido o prazo recomendado, retorne ao posto de vacinação para receber a segunda dose e concluir o esquema vacinal.

A imunização contra o coronavírus só é efetiva de fato duas semanas após a aplicação da segunda dose do imunizante, completando o chamado “esquema vacinal”. Portanto, sem receber as duas doses o indivíduo não está protegido contra a doença.

Vacinação Solidária

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Fundo Social de Solidariedade está realizando a campanha Vacinação Solidária, cujo intuito é arrecadar alimentos para ajudar a população em situação de vulnerabilidade social. Quando for vacinar, se puder, doe 1kg de alimento não perecível e ajude quem mais precisa. A doação não é obrigatória.

Horários de Vacinação:
PSF Bairros
das 9h às 16h
Vigilância Epidemiológica
das 9h às 20h

Telefones:
PSF Bela Vista: 3896-9490
PSF Monte Santo: 3896-5101
PSF Popular: 3896-3355
PSF Recreio Campestre: 9 9736-2294
PSF Ressaca: 3896-1151
PSF Vila Bianchi: 3896-2340
Vigilância Epidemiológica: 3896-4273

Reportagem: Anderson Oliveira

]]>
Santo Antônio de Posse recebeu, nesta terça, doses da Vacina da Oxford-Astrazeneca https://pmsaposse.sp.gov.br/santo-antonio-de-posse-recebeu-nesta-terca-doses-da-vacina-da-oxford-astrazeneca/ Tue, 26 Jan 2021 20:31:52 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=14893 A Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Posse recebeu, nesta terça-feira, 200 doses do 1º lote de vacina da Oxford-AstraZeneca, para reforçar o combate ao COVID 19 nessa primeira fase. Seguindo o cronograma do Governo Federal, as doses recebidas hoje, serão vacinados os Profissionais da Saúde de clínicas e consultórios odontológicos particulares, e após […]]]>

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Posse recebeu, nesta terça-feira, 200 doses do 1º lote de vacina da Oxford-AstraZeneca, para reforçar o combate ao COVID 19 nessa primeira fase.

Seguindo o cronograma do Governo Federal, as doses recebidas hoje, serão vacinados os Profissionais da Saúde de clínicas e consultórios odontológicos particulares, e após serão iniciadas as vacinações nos funcionários e alunos da Associação de Pais e Amigos – APAE.

O lote da vacina CORONAVAC, recebido na semana passada, já foi finalizado e totalizando 250 pessoas que já receberam a primeira dose. Com esse segundo lote, o Município recebeu até o momento 450 doses de vacinas para a campanha contra o Covid.

De acordo com o Departamento de Saúde, novas doses devem ser entregues nas próximas semanas.

]]>