Dengue – Prefeitura de Santo Antônio de Posse https://pmsaposse.sp.gov.br Administração 2021-2025 Tue, 20 Feb 2024 12:56:47 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 Semana de combate ao mosquito da Dengue https://pmsaposse.sp.gov.br/semana-de-combate-ao-mosquito-da-dengue/ Thu, 01 Feb 2024 18:55:45 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=35479 A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os dias 5 e 9 de fevereiro, das 8h às 15h, a semana de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com mutirão de coleta nas residências e bairros. CRONOGRAMA 05/02 […]]]>

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os dias 5 e 9 de fevereiro, das 8h às 15h, a semana de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com mutirão de coleta nas residências e bairros.

CRONOGRAMA

05/02 – Região do PSF Popular
06/02 – Região do PSF Monte Santo
07/02 – Região do PSF Bela Vista
08/02 – Região do PSF Bianchi
09/02 – Região do PSF Ressaca e Rincão

Contamos com a colaboração de todos!

]]>
Prefeitura conclui nebulização contra a Dengue https://pmsaposse.sp.gov.br/prefeitura-conclui-nebulizacao-contra-a-dengue/ Tue, 07 Jun 2022 15:18:08 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=18053 Terminou na última segunda-feira, 6, a nebulização veicular, o fumacê, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A ação foi realizada por meio de empresa especializada, e pela Secretaria Municipal da Saúde através dos agentes comunitários e a equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica que passaram nas […]]]>

Terminou na última segunda-feira, 6, a nebulização veicular, o fumacê, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A ação foi realizada por meio de empresa especializada, e pela Secretaria Municipal da Saúde através dos agentes comunitários e a equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica que passaram nas casas dos moradores averiguando os terrenos para identificar possíveis criadouros, além de um carro de som com orientações sobre os cuidados necessários. A Diretoria de Serviços Públicos também esteve presente cedendo um caminhão e dois profissionais para retirada de objetos.

A ação contemplou todos os bairros do município com intuito de eliminar o mosquito transmissor de evitar mais casos da doença. Atualmente Santo Antônio de Posse conta com 132 casos confirmados de dengue, 104 suspeitos, e 264 notificações de suspeito aguardando resultado ou encerramento por clínica epidemiológica, disseminados em todo o território.

Segundo a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que é o indicador de possível infestação, o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é de 5.58, sendo classificada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) como de alto risco de transmissão.

Os primeiros casos da doença neste ano apareceram no bairro São Judas, com a primeira notificação de suspeito datada no dia 17/01/2022. Com o aumento de casos da doença na cidade, a Secretaria vem intensificando desde o dia 12 de abril as ações de enfrentamento à arbovirose, por meio dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, realizando orientações, controle mecânico e retirada de potenciais criadouros no intradomicílio, com a parceria da Diretoria de Serviços Públicos, a Diretoria de Água e Esgoto (DAE), e a SUCEN, recebendo desta última, adulticida e atomizadores costais para nebulização.

Desde 2010 Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018 o sorotipo circulando no munícipio é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.

Por isso é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Saúde realiza nebulização e mutirão contra à Dengue https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-realiza-nebulizacao-e-mutirao-contra-a-dengue/ Thu, 12 May 2022 18:58:11 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=17864 Na próxima terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde dá início a nebulização veicular, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Conhecido como fumacê, a ação contemplará todos os bairros do munícipio. Além da nebulização, tem início nesta quinta-feira, 12, às 16h um mutirão de limpeza realizado pela equipe […]]]>

Na próxima terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde dá início a nebulização veicular, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Conhecido como fumacê, a ação contemplará todos os bairros do munícipio. Além da nebulização, tem início nesta quinta-feira, 12, às 16h um mutirão de limpeza realizado pela equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, que contará com um caminhão para retirada de objetos. É de extrema importância que os munícipes recebam os profissionais para ouvir as orientações necessárias e coloquem na calçada materiais de descarte que possam acumular água.

Santo Antônio de Posse conta com 24 casos confirmados de dengue por laboratório, 26 por clínico epidemiológico, e 73 notificações de suspeito aguardando resultado ou encerramento por clínica epidemiológica, disseminados em todo o território. Segundo a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que é o indicador de possível infestação, o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é de 5.58, sendo classificada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) como de alto risco de transmissão.

Os primeiros casos da doença neste ano apareceram no bairro São Judas, com a primeira notificação de suspeito datada no dia 17/01/2022. Com o aumento de casos da doença na cidade, a Secretaria vem intensificando desde o dia 12 de abril as ações de enfrentamento à arbovirose, por meio dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, realizando orientações, controle mecânico e retirada de potenciais criadouros no intradomicílio, com a parceria da Diretoria de Serviços Públicos, a Diretoria de Água e Esgoto (DAE), e a SUCEN, recebendo desta última, adulticida e atomizadores costais para nebulização.

Desde 2010 Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018 o sorotipo circulando no munícipio é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.

Por isso é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Combate ao mosquito

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Dengue: chega a 27 o número de casos confirmados no município https://pmsaposse.sp.gov.br/dengue-chega-a-27-o-numero-de-casos-confirmados-no-municipio/ Thu, 07 May 2020 17:00:07 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=12516 A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Posse, através da Vigilância Epidemiológica, registrou 27 casos confirmados de dengue no munícipio até o final de abril. O número é um alerta: não devemos esquecer que o combate à dengue não pode parar! Reforçamos que quintais, terrenos e calçadas devem ser mantidos limpos e livres […]]]>

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Posse, através da Vigilância Epidemiológica, registrou 27 casos confirmados de dengue no munícipio até o final de abril. O número é um alerta: não devemos esquecer que o combate à dengue não pode parar!

Reforçamos que quintais, terrenos e calçadas devem ser mantidos limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya. Aproveite o período de isolamento social para realizar vistorias em sua casa e imóveis em geral, pelo menos, uma vez por semana, de forma a eliminar depósitos com água parada e, assim, romper o ciclo de vida do mosquito.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

COMBATE AO MOSQUITO

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

]]>
Em tempos de pandemia, população também deve combater o Aedes aegypti https://pmsaposse.sp.gov.br/em-tempos-de-pandemia-populacao-tambem-deve-combater-o-aedes-aegypti/ Mon, 13 Apr 2020 14:50:56 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=12442 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, pede à população possense que não deixe de lado os cuidados e a prevenção contra o Aedes aegypti. Reforçamos que quintais, terrenos e calçadas devem ser mantidos limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, pede à população possense que não deixe de lado os cuidados e a prevenção contra o Aedes aegypti.

Reforçamos que quintais, terrenos e calçadas devem ser mantidos limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

]]>
Saúde reforça alerta de prevenção e combate ao Aedes aegypti https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-reforca-alerta-de-prevencao-e-combate-ao-aedes-aegypti/ Mon, 20 Jan 2020 19:02:30 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=11828 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Vigilância Epidemiológica, pede à população possense que reforce os cuidados e mantenha seus quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Durante o verão, a incidência de casos de dengue, zyka e chikungunya tende […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Vigilância Epidemiológica, pede à população possense que reforce os cuidados e mantenha seus quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Durante o verão, a incidência de casos de dengue, zyka e chikungunya tende a aumentar, uma vez que, o período favorece a proliferação do mosquito. Além das áreas externas, é importante também fazer vistorias dentro de casa, onde pode haver depósitos de água parada que passam despercebidos, como o reservatório que fica atrás da geladeira e sanitários da área de serviço.

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

]]>
Saúde realiza Campanha de Combate à Dengue em feriado de Finados https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-realiza-campanha-de-combate-a-dengue-em-feriado-de-finados/ Mon, 04 Nov 2019 17:18:09 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=11252 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, dia 2 de novembro, uma manhã de conscientização no município. Os agentes de Controle de Vetores estiveram presentes no Cemitério Municipal e realizaram um trabalho de sensibilização, através da distribuição de material educativo, com aqueles que passaram pelo […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, dia 2 de novembro, uma manhã de conscientização no município. Os agentes de Controle de Vetores estiveram presentes no Cemitério Municipal e realizaram um trabalho de sensibilização, através da distribuição de material educativo, com aqueles que passaram pelo local durante o feriado de Finados.

O objetivo da Campanha de Combate à Dengue é conscientizar a população sobre a importância de eliminar os materiais inservíveis identificados como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

]]>
COMUNICADO – Controles de Vetores https://pmsaposse.sp.gov.br/comunicado-controles-de-vetores/ Fri, 20 Sep 2019 11:19:52 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10854 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, informa que a realização da nebulização, ou “fumacê”, só acontece quando há descontrole e surtos e epidemias de dengue no município, o que não é o caso de Santo Antônio de Posse. Essa é uma medida estabelecida pelas “Diretrizes Nacionais para a […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, informa que a realização da nebulização, ou “fumacê”, só acontece quando há descontrole e surtos e epidemias de dengue no município, o que não é o caso de Santo Antônio de Posse. Essa é uma medida estabelecida pelas “Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue”, do Ministério da Saúde, portanto independe da administração a decisão da realização da nebulização.

Sabemos que a diminuição significativa no número de casos de dengue confirmados em nosso município não pode ser motivo para descuido. Com a proximidade do verão e do aumento da temperatura, frisamos que estamos trabalhando de forma intensiva no bloqueio e controle de criadouros para evitar um novo surto como o vivenciado na cidade durante o ano de 2018.

Os pernilongos e mosquitos em excesso, são resultados de outros fatores, como a possibilidade de mato alto próximo às margens do ribeirão que corta o município, o aumento da temperatura ou ainda, outros locais naturais que facilitam a procriação da espécie.

Para finalizar, pedimos que a população continue nos ajudando, cuidando de seus terrenos e quintais e mantendo-os sempre limpos e livres de possíveis criadouros e frisamos que nossa expectativa é diminuir cada vez mais o número de casos confirmados de dengue no município.

]]>
Município participa de campanha estadual para descarte correto de pneus https://pmsaposse.sp.gov.br/municipio-participa-de-campanha-estadual-para-descarte-correto-de-pneus/ Thu, 09 May 2019 19:31:04 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=9675 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através do Departamento de Meio Ambiente, deu início no último dia 9 de maio, na Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus. A Campanha é um projeto da Secretarias Estaduais da Saúde e de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Objetivo é conscientizar a população sobre […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através do Departamento de Meio Ambiente, deu início no último dia 9 de maio, na Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus. A Campanha é um projeto da Secretarias Estaduais da Saúde e de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do pneu e oferecer uma opção gratuita para o descarte e, consequentemente, contribuir para preservação do meio ambiente e eliminar possíveis criadouros e evitar a procriação do mosquito Aedes aegypit, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

A campanha municipal para recebimento de pneus inservíveis vai até a sexta-feira, dia 17 de maio, com recolhimento na Garagem Municipal, localizada na rua Alexandre Fleming, s/n, Centro, das 7h às 16h.

A mobilização também contempla as ações continuadas do Programa Município VerdeAzul, do qual o município faz parte.

]]>
Contra a dengue, Prefeitura faz parcerias com igrejas para combater o mosquito https://pmsaposse.sp.gov.br/contra-a-dengue-prefeitura-faz-parcerias-com-igrejas-para-combater-o-mosquito/ Mon, 15 Apr 2019 17:16:01 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=9502 A parceria, juntamente ao trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica, resultou na redução de 99,2% de casos, em relação à 2018 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, tem trabalhado arduamente no combate ao mosquito Aedes aegypti no município. O trabalho de prevenção teve início ainda […]]]>

A parceria, juntamente ao trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica, resultou na redução de 99,2% de casos, em relação à 2018

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, tem trabalhado arduamente no combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

O trabalho de prevenção teve início ainda no ano passado, quando foram confirmados 853 casos positivos e, na tentativa de diminuir esses números, a Prefeitura também buscou parcerias que pudessem colaborar diretamente na conscientização da população.

Em março deste ano, após uma reunião com o prefeito municipal, a vice-prefeita, a secretária de saúde e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, os representantes das igrejas do município iniciaram um trabalho de conscientização com seus fiéis. Este ato tem colaborado com as ações da Vigilância Epidemiológica e dos agentes de controle de endemias, uma vez que, as instituições religiosas estão presentes nos mais diversos bairros da cidade.

O resultado das parcerias tem sido muito positivo. De janeiro de 2019 até o momento, foram registrados 6 casos de dengue no município, o que representa uma queda de 99,2% nos números de munícipes afetados pela doença quando comparado ao ano de 2018.

A Prefeitura Municipal, reforça o pedido para que todos façam sua parte e mantenham quintais e terrenos limpos e livres de possíveis criadouros. A administração, por sua vez, trabalha diariamente na conscientização e prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.

 

]]>