Prevenção – Prefeitura de Santo Antônio de Posse https://pmsaposse.sp.gov.br Administração 2021-2025 Tue, 20 Feb 2024 12:56:47 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 Semana de combate ao mosquito da Dengue https://pmsaposse.sp.gov.br/semana-de-combate-ao-mosquito-da-dengue/ Thu, 01 Feb 2024 18:55:45 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=35479 A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os dias 5 e 9 de fevereiro, das 8h às 15h, a semana de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com mutirão de coleta nas residências e bairros. CRONOGRAMA 05/02 […]]]>

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os dias 5 e 9 de fevereiro, das 8h às 15h, a semana de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com mutirão de coleta nas residências e bairros.

CRONOGRAMA

05/02 – Região do PSF Popular
06/02 – Região do PSF Monte Santo
07/02 – Região do PSF Bela Vista
08/02 – Região do PSF Bianchi
09/02 – Região do PSF Ressaca e Rincão

Contamos com a colaboração de todos!

]]>
CAPS e Atenção Básica promovem palestras sobre prevenção às drogas nas escolas https://pmsaposse.sp.gov.br/caps-promove-palestras-sobre-prevencao-as-drogas-nas-escolas/ Tue, 12 Jul 2022 11:29:42 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19634 Os profissionais do CAPS I Cuidar e da Atenção Básica da Saúde realizaram no mês de junho uma série de palestras socioeducativas sobre Prevenção às Drogas, para os alunos do quinto ao nono ano do Fundamental II de todas as escolas da rede pública de ensino, e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio […]]]>

Os profissionais do CAPS I Cuidar e da Atenção Básica da Saúde realizaram no mês de junho uma série de palestras socioeducativas sobre Prevenção às Drogas, para os alunos do quinto ao nono ano do Fundamental II de todas as escolas da rede pública de ensino, e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio da E.E. Santo Antônio. A ação visa informar os jovens sobre os malefícios do uso das drogas, que acaba por interferir em diversos aspectos da vida e do desenvolvimento humano.

As palestras foram realizadas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) que visa à integração e articulação permanente das Secretarias da Saúde e da Educação, e em consonância com a semana de prevenção ao uso de entorpecentes, preconizada pelo Ministério da Saúde, além de contemplar a lei municipal que institui junho como mês de prevenção e enfretamento às drogas.

Medidas como esta servem de exemplo e colaboram para mudar a realidade de muitos jovens, além de proporcionar mais qualidade de vida aos alunos, e assegurar seus direitos à políticas públicas assertivas.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
QUEIMADAS: Corpo de Bombeiros orienta sobre o perigo da prática ilegal https://pmsaposse.sp.gov.br/queimadas-corpo-de-bombeiros-orienta-sobre-o-perigo-da-pratica-ilegal/ Thu, 14 May 2020 12:48:20 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=12550 O Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo orienta: Estamos em período de Estiagem! A queda na temperatura ambiente, a ausência de chuvas e a consequente redução da umidade relativa do ar, propiciam ocorrências de Doenças Respiratórias. O agravante é estarmos vivenciando uma Pandemia viral (COVID19), que afeta principalmente o nosso […]]]>

O Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo orienta: Estamos em período de Estiagem!

A queda na temperatura ambiente, a ausência de chuvas e a consequente redução da umidade relativa do ar, propiciam ocorrências de Doenças Respiratórias. O agravante é estarmos vivenciando uma Pandemia viral (COVID19), que afeta principalmente o nosso sistema respiratório, que já tende a estar mais sensível devido ao tempo frio e seco, nos deixando ainda mais expostos ao acometimento de crises respiratórias de maior gravidade.

Outro evento, que geralmente ocorre neste período e certamente pesará no agravamento dos problemas respiratórios, são as QUEIMADAS!

A imensa quantidade de fumaça gerada pelas queimadas contribui sobremaneira com as doenças respiratórias, aumentando o número de vítimas de crises respiratórias complexas e reduzindo a probabilidade de sucesso nos tratamentos.

O momento é de Responsabilidade, Compromisso e Atenção aos Cuidados para evitarmos exposições desnecessárias aos inúmeros agentes que podem nos prejudicar; com certeza a poluição gerada pelas Queimadas é um deles.

As Queimadas ocorrem, na maioria das vezes, por descuidos, descasos e ações provocadas por nós mesmos e que, nas circunstancias atuais em que vivemos, pode ser fatal para muitas pessoas. Portanto, solicitamos que tenha consciência e adote medidas para o bem estar de todos:

Limpe seu quintal evitando acumulo de lixo

Mantenha seu terreno ou área verde roçada evitando “mato seco”

Não utilize terrenos e áreas de vegetação como depósito de lixo

Cobre a limpeza e manutenção de terrenos vizinhos

Mantenha os aceiros em grandes áreas de vegetação

Não provoque queimadas

Denuncie os provocadores

Queimada é Crime!

Em Santo Antônio de Posse, o descumprimento da Lei nº 3139, conhecida como Lei da Queimada, acarretará ao infrator uma multa que variará de acordo com a área em m² prejudicada pela queimada. Os valores das penalidades variam entre R$642,50 e R$12.850,00, podendo ser aplicadas de forma acumulativa e serem dobradas no caso de reincidência.

A quantia paga pelos infratores será destinada ao Fundo do Meio Ambiente e revertida para revitalização de danos em áreas ambientais do município.

Avistou foco de queimada em Santo Antônio de Posse, entre em contato com a Defesa Civil pelo número (19) 3896-1266.

]]>
Saúde reforça alerta de prevenção e combate ao Aedes aegypti https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-reforca-alerta-de-prevencao-e-combate-ao-aedes-aegypti/ Mon, 20 Jan 2020 19:02:30 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=11828 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Vigilância Epidemiológica, pede à população possense que reforce os cuidados e mantenha seus quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Durante o verão, a incidência de casos de dengue, zyka e chikungunya tende […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Vigilância Epidemiológica, pede à população possense que reforce os cuidados e mantenha seus quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Durante o verão, a incidência de casos de dengue, zyka e chikungunya tende a aumentar, uma vez que, o período favorece a proliferação do mosquito. Além das áreas externas, é importante também fazer vistorias dentro de casa, onde pode haver depósitos de água parada que passam despercebidos, como o reservatório que fica atrás da geladeira e sanitários da área de serviço.

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

]]>
Conheça a importância do Aceiro no período de estiagem https://pmsaposse.sp.gov.br/conheca-a-importancia-do-aceiro-no-periodo-de-estiagem/ Fri, 16 Aug 2019 12:41:47 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=10512 O Departamento de Meio Ambiente de Santo Antônio de Posse realiza o trabalho de conscientização da população para processos que visam facilitar e melhorar o ambiente urbano e rural do município. Neste período de estiagem, os profissionais do Departamento alertam para a importância da realização dos Aceiros que impactam diretamente na prevenção das queimadas. A […]]]>

O Departamento de Meio Ambiente de Santo Antônio de Posse realiza o trabalho de conscientização da população para processos que visam facilitar e melhorar o ambiente urbano e rural do município. Neste período de estiagem, os profissionais do Departamento alertam para a importância da realização dos Aceiros que impactam diretamente na prevenção das queimadas.

A técnica consiste na retirada da vegetação nas propriedades rurais próximas as matas, postes e cercas. O Aceiro pode ser realizado através de máquinas maiores ou mesmo trator com implementos adequados, raspando uma parte da vegetação ou incorporando a mesma.

A Lei Estadual 10547/2000 obriga os proprietários rurais a realizarem o procedimento como precaução contra incêndios, uma vez que, quando ocorrem as queimadas elas causam danos como empobrecimento do solo, morte de animais silvestres e rebanhos, poluição, destruição de cercas, redes de eletricidade, acidentes em estradas e agravam problemas respiratórios, podendo até causar a perda de lavouras inteiras devido à falta de Aceiros. Por isso, fique atento!

 

]]>
Santo Antônio de Posse terá Campanha de Castração https://pmsaposse.sp.gov.br/santo-antonio-de-posse-tera-campanha-de-castracao/ Fri, 22 Mar 2019 16:37:27 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=9274 O objetivo é que o programa de controle reprodutivo dos animais de rua comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2019 O prefeito municipal recebeu na manhã de sexta-feira, dia 22 de março, os vereadores de sua base de apoio para tratar da campanha de castração e controle de animais de rua de Santo […]]]>

O objetivo é que o programa de controle reprodutivo dos animais de rua comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2019

O prefeito municipal recebeu na manhã de sexta-feira, dia 22 de março, os vereadores de sua base de apoio para tratar da campanha de castração e controle de animais de rua de Santo Antônio de Posse.

O projeto está em fase de elaboração e visa promover o controle da população de cães e gatos, uma vez que, o município possui muitos animais de rua que se multiplicam com rapidez. Após receber os cuidados necessários do pós-cirúrgico, os animais serão encaminhados para adoção. A castração será destinada apenas aos animais de rua.

Para a realização do trabalho será desenvolvido uma parceria entre Polícia Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. A intenção é que o projeto se torne uma ação permanente no município.

 

]]>
Em clima de festa, mais de 300 alunos possenses se formam no Proerd https://pmsaposse.sp.gov.br/em-clima-de-festa-mais-de-300-alunos-possenses-se-formam-no-proerd/ Thu, 29 Nov 2018 12:54:23 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=7025 Na terça-feira, dia 27 de novembro, 320 estudantes dos 5º anos do ensino público e particular de Santo Antônio de Posse participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), aplicado pela Polícia Militar. A cerimônia aconteceu no Ginásio do CIEF, que foi recentemente reformado, e cerca de 1.200 pessoas estiveram presentes, prestigiando […]]]>

Na terça-feira, dia 27 de novembro, 320 estudantes dos 5º anos do ensino público e particular de Santo Antônio de Posse participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), aplicado pela Polícia Militar. A cerimônia aconteceu no Ginásio do CIEF, que foi recentemente reformado, e cerca de 1.200 pessoas estiveram presentes, prestigiando os alunos possenses.

Em 2018, as escolas participantes foram as municipais EMEF Mario Bianchi, EMEF Profª Isaura de Carvalho Coelho, EMEF Profª Conceição Godoi Menuzzo, CIEF Profª Elisabete Lala Villalva, EMEF Letícia Paganotti Torezan, EMEF Maria Vicençotti, EMEF Profª Mary Rosa Baracat Chaib. Do ensino particular, contamos com a participação o Colégio Integrado.

O Proerd é viabilizado pela Polícia Militar em todo o país. Em nosso munícipio, o 26° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) foi o responsável pela aplicação do conteúdo aos nossos alunos, através da Instrutora do Programa, Policial Andi.

Na cerimônia, foram premiados os alunos destaques de cada sala e também a melhor redação, que premiou com uma bicicleta a estudante Ana Clara Ferraz, DO 5º B da EMEF Profª Conceição Godoi Menuzzo.

Estiveram presentes na formatura o Prefeito Municipal, a Primeira-Dama, a Vice-Prefeita municipal, o Secretário de Educação, o representante do Conselho Tutelar Haroldo Nascimento, o Capitão da Polícia Militar Marcos Sanches,o 1º Sgt. Rogério Antonio de Lima – Comandante do GP/PM de Santo Antônio de Posse, o presidente da Câmara Municipal Hiroshi Onoda e o representante do Sicredi, empresa apoiadora do projeto no município, Sandro Hebert Santos. Além destes, também prestigiaram o evento diretores da Prefeitura Municipal e vereadores do município.

]]>
Posse participa de “Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti” https://pmsaposse.sp.gov.br/posse-participa-de-semana-nacional-de-mobilizacao-contra-o-aedes-aegypti/ Tue, 27 Nov 2018 14:00:59 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=7035 A “Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti”, acontece de 26 a 30 de novembro. Por isso, vamos trabalhar juntos na luta pela conscientização da população. Além dos vasos de plantas, muitos outros locais podem servir de criadouros do mosquito. Fique de olho em calhas, pneus, lixos, caixas d’água, piscinas, garrafas e objetos que são […]]]>

A “Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti”, acontece de 26 a 30 de novembro. Por isso, vamos trabalhar juntos na luta pela conscientização da população. Além dos vasos de plantas, muitos outros locais podem servir de criadouros do mosquito. Fique de olho em calhas, pneus, lixos, caixas d’água, piscinas, garrafas e objetos que são propícios para o acúmulo de água. Mantenha sua casa, quintal e terreno limpos!

O município, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, tem feito sua parte. Faça a sua! Converse com seus vizinhos, amigos e parentes. Colabore conosco nessa luta!

TODOS NÓS QUEREMOS UMA SANTO ANTÔNIO DE POSSE LIVRE DO AEDES AEGYPTI!

Vídeo: Ministério da Saúde.

]]>
Alunos da EMEF Augusto Coelho participam de ação de conscientização sobre Dengue https://pmsaposse.sp.gov.br/alunos-da-emef-augusto-coelho-participam-de-acao-de-conscientizacao-sobre-dengue/ Fri, 09 Nov 2018 17:12:43 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=6859 Na quinta-feira, dia 8 de novembro, a Vigilância Epidemiológica de Santo Antônio de Posse finalizou o trabalho de combate e prevenção à Dengue, realizado em formato de palestra, e ministrado aos alunos da EMEF Prefeito Augusto Coelho. Todas as turmas, do 6º ao 9º ano, participaram da conversa e aprenderam um pouco mais sobre os […]]]>

Na quinta-feira, dia 8 de novembro, a Vigilância Epidemiológica de Santo Antônio de Posse finalizou o trabalho de combate e prevenção à Dengue, realizado em formato de palestra, e ministrado aos alunos da EMEF Prefeito Augusto Coelho.

Todas as turmas, do 6º ao 9º ano, participaram da conversa e aprenderam um pouco mais sobre os sobre os cuidados para que o Aedes não se reproduza, os tipos de vírus, as formas de contágio, a origem e ciclo do mosquito.

A ação teve início na última semana de outubro quando as primeiras turmas assistiram a palestra e faz parte do programa de prevenção e combate à Dengue proposto pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde. Todo o conteúdo é transmitido pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Márcia Simenton.

]]>
Estudantes do município estão próximos de se formarem no Proerd https://pmsaposse.sp.gov.br/estudantes-do-municipio-estao-proximos-de-se-formarem-no-proerd/ Wed, 31 Oct 2018 15:17:27 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=6794 Após oito anos sem participar do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse voltou a desenvolver neste ano de 2018 as aulas e atividades do programa na rede municipal e particular de ensino do município. O PROERD é viabilizado através da Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio […]]]>

Após oito anos sem participar do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse voltou a desenvolver neste ano de 2018 as aulas e atividades do programa na rede municipal e particular de ensino do município.

O PROERD é viabilizado através da Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio da Cooperativa SICREDI, e envolve 13 salas de 5º ano do ensino fundamental, que somam cerca de 310 estudantes. A formatura das turmas está prevista para acontecer na terça-feira, dia 27 de novembro.

O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), tem como base o DARE (Drug Abuse Resistence Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros, e no Estado de São Paulo já está há 25 anos.

O PROGRAMA

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física me sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades essas que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram.

O Programa não invalida qualquer outro Programa, trabalho ou atividade de prevenção dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação efetiva do empresariado constitui-se em ferramenta de sustentação econômica e financeira, de viabilidade e continuidade do PROERD em cada município, visando atender parcela cada vez mais significativa de crianças e adolescentes, criando dessa forma uma rede protetiva crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

]]>