Saúde – Prefeitura de Santo Antônio de Posse https://pmsaposse.sp.gov.br Administração 2021-2025 Sat, 08 Jul 2023 01:41:28 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 CAPS e Atenção Básica promovem palestras sobre prevenção às drogas nas escolas https://pmsaposse.sp.gov.br/caps-promove-palestras-sobre-prevencao-as-drogas-nas-escolas/ Tue, 12 Jul 2022 11:29:42 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19634 Os profissionais do CAPS I Cuidar e da Atenção Básica da Saúde realizaram no mês de junho uma série de palestras socioeducativas sobre Prevenção às Drogas, para os alunos do quinto ao nono ano do Fundamental II de todas as escolas da rede pública de ensino, e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio […]]]>

Os profissionais do CAPS I Cuidar e da Atenção Básica da Saúde realizaram no mês de junho uma série de palestras socioeducativas sobre Prevenção às Drogas, para os alunos do quinto ao nono ano do Fundamental II de todas as escolas da rede pública de ensino, e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio da E.E. Santo Antônio. A ação visa informar os jovens sobre os malefícios do uso das drogas, que acaba por interferir em diversos aspectos da vida e do desenvolvimento humano.

As palestras foram realizadas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) que visa à integração e articulação permanente das Secretarias da Saúde e da Educação, e em consonância com a semana de prevenção ao uso de entorpecentes, preconizada pelo Ministério da Saúde, além de contemplar a lei municipal que institui junho como mês de prevenção e enfretamento às drogas.

Medidas como esta servem de exemplo e colaboram para mudar a realidade de muitos jovens, além de proporcionar mais qualidade de vida aos alunos, e assegurar seus direitos à políticas públicas assertivas.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Nova Ambulância para atender demanda da população https://pmsaposse.sp.gov.br/nova-ambulancia-para-atender-demanda-da-populacao/ Tue, 28 Jun 2022 12:38:44 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19534 Na segunda-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse recebeu mais uma ambulância para reforçar a frota de veículos da Secretaria da Saúde. O veículo é o quarto adquirido por essa gestão e irá contribuir em muito com o trabalho dos profissionais da Central de Ambulância. Destinado para a cidade por meio de […]]]>

Na segunda-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse recebeu mais uma ambulância para reforçar a frota de veículos da Secretaria da Saúde. O veículo é o quarto adquirido por essa gestão e irá contribuir em muito com o trabalho dos profissionais da Central de Ambulância. Destinado para a cidade por meio de uma emenda parlamentar, a ambulância é adaptada para atender os deficientes físicos e as pessoas com mobilidade reduzida, possuindo todos os equipamentos necessários ao transporte de pacientes.

No ano passado a Prefeitura já havia adquirido uma ambulância com recursos próprios do município, e no início deste ano, recebeu outro veículo de transporte e primeiros socorros por meio de emenda parlamentar. Em junho deste ano a cidade foi contemplada com uma Van Master. As novas aquisições se devem a necessidade de fortalecer a frota e atender a alta demanda do sistema público de saúde. Com isso, a frota de veículos da Secretaria da Saúde soma no total 32 veículos, sendo 2 micro-ônibus, 2 Vans Masters, 9 Ambulâncias, 9 Gols, 1 Chevrolet Montana, 1 Pálio, 1 Amarok, 2 Chevrolet Spin, 2 Fiat Doblò e 3 Renault Kwid.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

 

]]>
Futuras mamães ganham nova Caderneta de Gestante https://pmsaposse.sp.gov.br/futuras-mamaes-ganham-nova-caderneta-de-gestante/ Mon, 27 Jun 2022 19:58:00 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19495 Em breve as futuras mamães de Santo Antônio de Posse receberão a nova Caderneta de Gestante, elaborada com muito carinho e sensibilidade pensando nos mais amplos aspectos do período gestacional, e na saúde da mãe e do seu bebê. Elaborada pelo assessor de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, Anderson Oliveira, a cartilha será o […]]]>

Em breve as futuras mamães de Santo Antônio de Posse receberão a nova Caderneta de Gestante, elaborada com muito carinho e sensibilidade pensando nos mais amplos aspectos do período gestacional, e na saúde da mãe e do seu bebê.

Elaborada pelo assessor de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, Anderson Oliveira, a cartilha será o espaço onde o profissional de saúde anotará todos os dados do pré-natal, incluindo resultado de consultas, exames, vacinação realizada e demais informações necessárias.

A Caderneta de Gestante conta com cartão de consultas e exames; Espaços para anotações, dúvidas e fotografias; Orientações para uma gestação saudável e sinais de alerta; Informações e orientações sobre gestação, parto, pós-parto, cuidados de saúde, amamentação e desenvolvimento do bebê.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Prefeitura inicia aplicação da 4ª dose em pessoas de mais de 40 anos https://pmsaposse.sp.gov.br/prefeitura-inicia-aplicacao-da-4a-dose-em-pessoas-de-mais-de-40-anos/ Mon, 27 Jun 2022 15:38:46 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=18926 Santo Antônio de Posse inicia a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 nas pessoas de 40 anos ou mais. Para receber a dose é preciso cumprir o intervalo mínimo de 4 meses da 3ª dose. A Campanha de Imunização contra Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todos os […]]]>

Santo Antônio de Posse inicia a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 nas pessoas de 40 anos ou mais. Para receber a dose é preciso cumprir o intervalo mínimo de 4 meses da 3ª dose.
A Campanha de Imunização contra Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todos os Postos de Saúde da Família (PSF).

Para receber a dose é preciso apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Intervalo da 2ª dose infantil contra Covid-19:

Butantan (Coronavac): 28 dias ou 4 semanas após a 1ª dose
Pfizer Pediátrica: 56 dias ou 8 semanas após a 1ª dose.

Intervalo da 2ª dose para Adultos e adolescentes contra Covid-19:

Butantan (Coronavac) adultos: 15 dias após 1°dose
AstraZeneca: 8 semanas ou 56 dias após 1ª dose
Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1ª dose
Janssen: de 2 a 6 meses após 1ª dose

Intervalo da 3ª dose (dose de reforço) para adultos (+18) contra a Covid-19:

Butantan (Coronavac), AstraZeneca e Pfizer: 4 meses após a 2ª dose
Janssen: 61 dias após a dose única

Intervalo da 3ª dose (dose de reforço) para adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19:

Coronavac: 4 meses após a 2ª dose
Pfizer: 4 meses após a 2ª dose

Intervalo da 4ª dose (segunda dose adicional) para idosos de 40 anos ou mais e profissionais da saúde

4 meses após a 3ª dose

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Vacinação contra a Gripe é ampliada para toda população a partir de 6 meses de idade https://pmsaposse.sp.gov.br/vacinacao-contra-a-gripe-e-ampliada-para-toda-populacao-a-partir-de-6-meses-de-idade/ Thu, 23 Jun 2022 15:02:27 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19447 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse por meio da Secretaria da Saúde ampliou a imunização contra a Influenza, o vírus da gripe, para toda população acima de 6 meses de idade. Com a conclusão da campanha dos grupos prioritários, as doses remanescentes podem ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias, para isso, […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse por meio da Secretaria da Saúde ampliou a imunização contra a Influenza, o vírus da gripe, para toda população acima de 6 meses de idade.

Com a conclusão da campanha dos grupos prioritários, as doses remanescentes podem ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias, para isso, a população deve procurar os Postos de Saúde da Família (PSFs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

A APRESENTAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO É INDISPENSÁVEL!

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Prefeitura recebe uma Van para reforçar frota de veículos da saúde https://pmsaposse.sp.gov.br/prefeitura-recebe-uma-van-para-reforcar-frota-de-veiculos-da-saude/ Thu, 23 Jun 2022 14:18:51 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19444 Na tarde da última terça-feira, 21, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse recebeu uma van modelo Renault Master que irá reforçar a frota da Secretaria da Saúde. O veículo foi destinado ao município por meio de uma emenda parlamentar, e irá contribuir em muito com o trabalho dos profissionais da Central de Ambulância […]]]>

Na tarde da última terça-feira, 21, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse recebeu uma van modelo Renault Master que irá reforçar a frota da Secretaria da Saúde. O veículo foi destinado ao município por meio de uma emenda parlamentar, e irá contribuir em muito com o trabalho dos profissionais da Central de Ambulância no deslocamento de pacientes para a realização de exames e procedimentos médicos.

No ano passado a Prefeitura já havia adquirido uma ambulância com recursos próprios do município, e no início deste ano, recebeu outro veículo de transporte e primeiros socorros por meio de emenda parlamentar, mediante a necessidade de mais veículos para suprir a alta demanda do sistema público de saúde.

Com isso, a frota de veículos da Secretaria da Saúde soma no total, 31 veículos, sendo 9 ambulâncias, dois micro-ônibus, dezoito carros e duas vans master. Esse é mais um dos compromissos assumidos por essa administração, com intuito de melhorar a qualidade do sistema de saúde do município, e consequentemente os serviços prestados à população.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Santo Antônio de Posse torna obrigatório uso de máscaras nos prédios públicos e em unidades de ensino https://pmsaposse.sp.gov.br/santo-antonio-de-posse-torna-obrigatorio-uso-de-mascaras-nos-predios-publicos-e-em-unidades-de-ensino/ Tue, 14 Jun 2022 20:00:29 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=19432 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse torna obrigatório o uso de máscaras nas dependências dos prédios públicos, nas unidades escolares da rede pública de ensino e nos estabelecimentos de ensino privado do munícipio. A determinação consta no Decreto Municipal nº 3.819, publicado na edição do Jornal Oficial desta terça-feira, 14 de junho. Conforme […]]]>

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse torna obrigatório o uso de máscaras nas dependências dos prédios públicos, nas unidades escolares da rede pública de ensino e nos estabelecimentos de ensino privado do munícipio. A determinação consta no Decreto Municipal nº 3.819, publicado na edição do Jornal Oficial desta terça-feira, 14 de junho.

Conforme o decreto, a medida decorre do aumento de casos do novo Coronavírus/COVID-19 na Região Metropolitana de Campinas (RMC) nas últimas semanas, a ensejar a adoção de medidas rápidas e concretas para atenuar a propagação do vírus.

A Secretaria Municipal da Saúde segue acompanhando a evolução dos casos na cidade por meio da Vigilância Epidemiológica.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Prefeitura viabiliza realização de 15 cirurgias de vesícula junto ao Hospital Regional de Jundiaí https://pmsaposse.sp.gov.br/prefeitura-viabiliza-realizacao-de-15-cirurgias-de-vesicula-junto-ao-hospital-regional-de-jundiai/ Thu, 09 Jun 2022 17:31:10 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=18089 Com intuito de zerar a fila de cirurgias cadastradas na Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Saúde conseguiu viabilizar a realização de 15 cirurgias de vesícula, em parceria com o Hospital Regional de Jundiaí. O acordo foi firmado na quinta-feira, 2, em reunião […]]]>

Com intuito de zerar a fila de cirurgias cadastradas na Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Saúde conseguiu viabilizar a realização de 15 cirurgias de vesícula, em parceria com o Hospital Regional de Jundiaí. O acordo foi firmado na quinta-feira, 2, em reunião do secretário municipal da Saúde, Edmar Sousa, e a chefe do setor de regulação de vagas do município, Dulcineia Bruini de Menezes, com o Dr. Danilo Duarte, Superintendente Médico, e Fernando Ramos, Superintendente Administrativo, responsáveis pelo Hospital Regional de Jundiaí.

As operações serão realizadas por meio do Mutirão das Cirurgias, ação do Governo do Estado de São Paulo que visa dar mais celeridade na realização das 538,1 mil cirurgias cadastradas na CROSS. Conforme levantamento, sem o Mutirão, levaria cerca de 2 anos para atender toda a demanda do Estado. Custeada pelo Governo Estadual, a medida contempla os hospitais municipais, filantrópicos e santas casas, e vale para 54 tipos de cirurgias e 7 grandes especialidades.

De perfil cirúrgico e caráter eletivo, o Hospital Regional de Jundiaí realiza atendimentos de média e alta complexidade e, no ano de 2018, ampliou os serviços à comunidade ao realizar cirurgias cardíacas de revascularização do miocárdio, oferecendo atendimento integral na linha de cuidado cirúrgico.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Saúde realiza nebulização e mutirão contra à Dengue https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-realiza-nebulizacao-e-mutirao-contra-a-dengue/ Thu, 12 May 2022 18:58:11 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=17864 Na próxima terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde dá início a nebulização veicular, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Conhecido como fumacê, a ação contemplará todos os bairros do munícipio. Além da nebulização, tem início nesta quinta-feira, 12, às 16h um mutirão de limpeza realizado pela equipe […]]]>

Na próxima terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde dá início a nebulização veicular, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Conhecido como fumacê, a ação contemplará todos os bairros do munícipio. Além da nebulização, tem início nesta quinta-feira, 12, às 16h um mutirão de limpeza realizado pela equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, que contará com um caminhão para retirada de objetos. É de extrema importância que os munícipes recebam os profissionais para ouvir as orientações necessárias e coloquem na calçada materiais de descarte que possam acumular água.

Santo Antônio de Posse conta com 24 casos confirmados de dengue por laboratório, 26 por clínico epidemiológico, e 73 notificações de suspeito aguardando resultado ou encerramento por clínica epidemiológica, disseminados em todo o território. Segundo a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que é o indicador de possível infestação, o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é de 5.58, sendo classificada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) como de alto risco de transmissão.

Os primeiros casos da doença neste ano apareceram no bairro São Judas, com a primeira notificação de suspeito datada no dia 17/01/2022. Com o aumento de casos da doença na cidade, a Secretaria vem intensificando desde o dia 12 de abril as ações de enfrentamento à arbovirose, por meio dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, realizando orientações, controle mecânico e retirada de potenciais criadouros no intradomicílio, com a parceria da Diretoria de Serviços Públicos, a Diretoria de Água e Esgoto (DAE), e a SUCEN, recebendo desta última, adulticida e atomizadores costais para nebulização.

Desde 2010 Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018 o sorotipo circulando no munícipio é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.

Por isso é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Combate ao mosquito

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>
Saúde inicia vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades e deficiência https://pmsaposse.sp.gov.br/saude-inicia-vacinacao-das-criancas-de-5-a-11-anos-de-idade-com-comorbidades-e-deficiencia/ Mon, 17 Jan 2022 19:31:32 +0000 https://pmsaposse.sp.gov.br/?p=17160 Andre Gabriel Paulino dos Santos, 5 anos – primeira criança vacinada com a dose pediátrica da PfizerA Secretaria Municipal da Saúde começou nesta segunda-feira, 17, a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidades e deficiência. A vacinação acontece na sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica, de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 20h – terça e quinta-feira, das 8h às 18h. Para receber a dose […]]]> Andre Gabriel Paulino dos Santos, 5 anos – primeira criança vacinada com a dose pediátrica da Pfizer

A Secretaria Municipal da Saúde começou nesta segunda-feira, 17, a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidades e deficiência. A vacinação acontece na sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica, de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 20h – terça e quinta-feira, das 8h às 18h.

Para receber a dose do antígeno, é preciso apresentar documento oficial com foto, comprovante da condição de saúde por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica, com CRM e assinatura do profissional. É necessária também a presença do pai, mãe ou responsável legal.

Nesse primeiro momento, estão sendo priorizadas as crianças com algum tipo de comorbidade e deficiência. Após essa fase, a previsão é de que a campanha de vacinação ocorra de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas ainda aguardamos a divulgação do calendário por parte do governo do Estado de São Paulo.

Na sexta-feira, 14, o município recebeu do governo do Estado de São Paulo, a primeira remessa do imunizante pediátrico da Pfizer, contendo 120 doses.

Lista de comorbidades do Ministério da Saúde

Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

]]>