Saúde

Saúde reforça importância de avisar em caso de ausência em consultas agendadas

Saúde reforça importância de avisar em caso de ausência em consultas agendadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Posse faz um alerta à população sobre a importância de comunicar a unidade de saúde em caso de impossibilidade de comparecimento a consultas ou exames agendados na rede pública.

Somente no primeiro semestre de 2025, o Ambulatório de Especialidades Médicas — que oferece atendimentos em áreas como cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, gastroenterologia, urologia, neurologia, endocrinologia, infectologia, oftalmologia e ortopedia, além de exames como ecocardiograma, doppler e ultrassom — registrou 18.522 agendamentos, sendo que 25% dos pacientes não compareceram e não informaram a ausência.

Nas unidades de saúde dos bairros — PSFs dos bairros Popular, Jardim Brasília, Bela Vista, residencial dos Lagos, Ressaca e Rincão —, que oferecem atendimentos em clínica geral, pediatria e ginecologia, foram registrados 25.570 agendamentos no mesmo período, com índice de faltas de 16%.

A secretária municipal de Saúde, Graziela Cristiane de Lima, reforça que, ao avisar com antecedência que não poderá comparecer, o paciente contribui para que o sistema funcione melhor, possibilitando o aproveitamento do horário por outro morador que aguarda por atendimento.

“Cada horário agendado é valioso e pode ser utilizado por outra pessoa que também precisa. Por isso, pedimos esse gesto simples, mas essencial: se não puder ir, avise”, destacou Graziela.

Essas ausências não justificadas dificultam o planejamento das equipes, comprometem o uso adequado dos recursos públicos e impedem que outras pessoas sejam atendidas no lugar.